A Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, 03, na Praça São Sebastiao, a II Mostra de Saúde, um evento dedicado ao fortalecimento da atenção primária e à valorização do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vitrine de iniciativas, avanços e serviços, trazendo para a cidade um espaço de aprendizado, integração e conscientização, que teve como objetivo unir as pessoas, especialistas e profissionais da saúde em prol do fortalecimento de uma Mâncio Lima mais saudável, acessível e solidária.
“Esta Mostra de Saúde é um momento importante neste final da gestão de oitos anos do Prefeito Isaac e da Vice Ângela para mostrar os trabalhos realizados, os avanços, as conquistas e a forma como os recursos recebidos foram aplicados. É uma prestação de contas, mas, com um caráter educativo e de agradecimento aos nossos colaboradores e parceiros ao longo desses anos. Aqui, exibimos os prêmios recebidos e o reconhecimento do nosso trabalho a nível nacional e, claro, divulgamos os serviços de saúde oferecidos à nossa população evitando que procurem em outros municípios da região”, disse Ajucilene Gonçalves Mota, Secretária Municipal de Saúde.
Com o tema “Atenção Primária em Saúde: Fortalecendo o SUS”, a mostra reuniu profissionais de saúde, gestores, alunos e representantes da comunidade em uma manhã de aprendizado, integração e prestação de serviços. O evento destacou a importância da prevenção e do cuidado básico para garantir o bem-estar da população e o acesso universal à saúde.
"Estamos concluindo um mandato em que realizamos uma verdadeira revolução na área da saúde em Mâncio Lima. Essa transformação incluiu desde a aquisição de equipamentos modernos até os avanços significativos em programas, como o Saúde Itinerante e o combate à malária. Aplicamos os recursos de forma responsável e estratégica, sempre pensando no bem-estar da nossa população. Firmamos parcerias essenciais que nos permitiram levar uma saúde mais humanizada e de qualidade a todos. Além disso, tivemos programas premiados e reconhecidos nacionalmente, contratamos novos profissionais e ampliamos a oferta de serviços, garantindo que a saúde em nosso município avançasse como nunca antes”, falou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.
Durante a programação, as diversas coordenações de saúde apresentaram seus serviços e projetos, como campanhas de saúde bucal e atividades educativas. Alunos das escolas municipais e estaduais receberam kits de saúde bucal e participaram de palestras sobre higiene e prevenção. Além disso, alunas de baixa renda em período menstrual foram beneficiadas com a entrega de absorventes pelo Programa Dignidade Menstrual, reforçando o compromisso da gestão em combater a pobreza menstrual e promover a igualdade.
Outras ações incluíram atividades de antropometria, com a avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos, visando identificar e prevenir casos de sobrepeso e obesidade.
Uma das novidades apresentadas na II Mostra de Saúde foi o repelente natural à base de citronela, álcool e cravo-da-índia, desenvolvido pelos alunos da Escola Freire de Carvalho. A fórmula, demonstrou eficácia no combate a insetos, especialmente o mosquito transmissor da dengue. O projeto destacou a importância da educação em saúde e da criatividade dos jovens na busca por soluções simples e acessíveis para problemas da comunidade. Essa iniciativa é um exemplo de como a união entre educação e saúde pode trazer resultados práticos e inovadores para a sociedade.
“Esse repelente se mostrou eficaz e muito simples de ser produzido, sendo utilizado em todo o corpo para repelir os mais diversos tipos de insetos. A intenção da Escola Freire de Carvalho é de expandir essa experiencia para outras salas de aula para que nós alunos possamos desenvolver também em nossas casas, a fim de combater o mosquito da dengue e malária. Para nós é gratificante estar mostrando um produto simples, de baixo custo e que mostra ótimos resultados”, destacou Christyan Matheus, aluno do 1º Ano da Escola Francisco Freire de Carvalho.
Ainda durante o evento, a Prefeitura de Mâncio Lima, em parceria com o IBGE, realizou a entrega de dispositivos móveis de coleta de dados para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Esses equipamentos, doados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, representam um avanço significativo no trabalho diário dos ACS, proporcionando mais eficiência e agilidade no registro e acompanhamento das informações de saúde das famílias.
Com a entrega, a gestão municipal reafirma seu compromisso em valorizar os profissionais da saúde e em investir na melhoria das condições de trabalho, fortalecendo o sistema de atenção primária. A iniciativa reforça a importância da tecnologia como aliada na promoção de uma saúde pública mais eficiente e humanizada para todos.
Projeto Fiscal da Dengue
Um dos destaques da mostra foi a participação ativa dos alunos do Projeto Fiscal da Dengue, que apresentaram seus trabalhos em vídeos sobre prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue.
Ao todo, oito trabalhos audiovisuais concorreram ao prêmio de primeiro, segundo e terceiro lugar, com uma premiação de R$ 1.800.
A Escola Estadual de Ensino Integral Freire de Carvalho, localizada no Bairro São Francisco foi a grande vencedora levando para casa os três primeiros lugares. O material produzido pelos alunos teve um cunho educativo e de alerta à população quanto aos cuidados para evitar a proliferação do Mosquito Aedes Aegypti causador da doença da dengue.
A 2ª Mostra de Saúde reafirmou o compromisso da Prefeitura de Mâncio Lima e da Secretaria Municipal de Saúde em oferecer uma atenção primária de qualidade, fortalecendo o SUS e promovendo ações que impactam positivamente a vida da população. A Vice-prefeita Ângela Valente, o Vereador Zeca do Pentecostes, representantes da Universidade de Medicina ITPAC, do APAE e da Sesacre prestigiaram o evento.
Galeria de imagens:
Assessoria de Comunicação Social
Jenildo Cavalcante
Beatriz Monte
Imagens: Evandro Ibernon
Comments