top of page

Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Mâncio Lima encerra com venda de mais de 10 toneladas de peixe e celebração da gastronomia local

  • Foto do escritor: Jenildo Cavalcante
    Jenildo Cavalcante
  • há 8 minutos
  • 3 min de leitura

Encerrada nesta quinta-feira, 17, a VII Edição da Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Mâncio Lima superou todas as expectativas, consolidando-se como um dos principais eventos de valorização da produção rural e da culinária regional. Ao todo, mais de 10 toneladas de peixe foram comercializadas, além de hortaliças, frutas e diversos produtos oriundos da agricultura familiar.

O evento se firmou como um espaço de lazer, gastronomia e, principalmente, de fomento à economia local, com destaque para a piscicultura, uma das atividades mais promissoras do município.


Quem saiu satisfeito foi o piscicultor Cleiton Augusto, que participou pela primeira vez da feira. “Foi minha primeira vez aqui e valeu muito a pena ter aceitado o convite para vir comercializar meus produtos. A feira é uma oportunidade ímpar para nós, que vivemos da piscicultura e da produção rural. Superamos as expectativas, vendendo mais de 700 quilos de peixe, entre piau, tambaqui e matrinxã”, comemorou Cleiton. Ele também elogiou a organização do evento: “O tratamento que recebemos foi excelente. Com certeza, ano que vem estarei presente novamente”.

O Secretário Municipal de Produção, Edvaldo Barbosa, também celebrou os resultados. “Nosso objetivo principal foi alcançado com êxito. Estou muito feliz com o resultado desta feira”, afirmou. “Quero agradecer a toda a equipe organizadora, que trabalhou incansavelmente, e, claro, aos nossos piscicultores e agricultores familiares que acreditaram no evento e trouxeram produtos frescos e de ótima qualidade.”

Entre as espécies mais vendidas, o piau foi um dos protagonistas. Criado em cativeiro na região, o peixe foi bastante procurado pelos consumidores, elogiado por sua qualidade e sabor. Sua popularidade tem sido tamanha que já é exportado para cidades vizinhas.


Sabores regionais brilham em concurso gastronômico


A feira também foi palco de um acirrado e emocionante Concurso de Gastronomia à base de peixe, que atraiu centenas de pessoas curiosas para acompanhar o preparo dos pratos. Os cozinheiros Elielson Araújo, Antônio Sena e Ellen Silva demonstraram talento, criatividade e paixão pela culinária regional.

O grande vencedor foi o jovem Elielson Araújo, que conquistou o troféu e o prêmio de R$ 1.500 com um surpreendente escondidinho de filé de tilápia ao molho parmesão, servido com batata gralhada. O prato, que serve até três pessoas, foi preparado em cerca de uma hora.


“Estou muito feliz por ter vencido. Esta foi minha segunda participação no concurso e, desta vez, vim mais preparado e focado em levar o prêmio. Mas mais do que competir, é uma alegria cozinhar e mostrar nosso talento. A Prefeitura está de parabéns por incentivar ações como essa, que valorizam a cultura e o trabalho da nossa gente”, afirmou Elielson.

Quem também chamou a atenção foi o prefeito Zé Luiz, que, conforme havia prometido, preparou pessoalmente uma caprichada moqueca de pirarucu com camarão. Presente em todos os dias da feira, o gestor foi para a cozinha como forma de incentivo e valorização da culinária da cidade. Ele fez questão de mencionar sua mãe, Dona Anunciada, presente no evento, e responsável por despertar nele o amor pela arte de cozinhar.

“É um prazer imenso cozinhar, e cozinhar para a nossa gente torna essa alegria ainda maior”, comentou o prefeito enquanto finalizava sua moqueca, que atraiu centenas de pessoas à sua bancada. O prato foi degustado pelo público e arrancou muitos elogios, comprovando o talento do prefeito na cozinha.

Ao avaliar a feira, Zé Luiz destacou o sucesso do evento: “Essa edição deixou todos muito satisfeitos. Oferecemos peixe de qualidade a preços acessíveis e conseguimos movimentar de forma significativa a nossa economia, gerando emprego e renda para as famílias da agricultura familiar, que são a base da nossa produção”.

 

Balanço positivo e expectativa para o próximo ano

Com o encerramento das atividades, a VII Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Mâncio Lima deixa um legado positivo, reforçando o potencial da piscicultura local, o talento dos produtores rurais e o valor da gastronomia.

O evento reafirma seu papel como importante vitrine para o desenvolvimento sustentável da região e já deixa a expectativa elevada para a próxima edição. O encerramento da feira contou com a presença da Deputada Estadual Maria Antônia, do vice-prefeito Andinho, Gerente da Cooperativa de Créditos SICREDI Tiago Alves, o Presidente da Colônia de Pescadores Elton Dias e Secretários Municipais.

Galeria de imagens:

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Imagens: Evandro Ibernon




Comments


LOGO MÂNCIO LIMA edtada.png

Fale na Prefeitura

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA

Prefeitura de Mâncio Lima - Estado do Acre

CNPJ 04.059.671/0001-89


💻Acesso online: SIC | Fale Conosco | Ouvidoria | Portal de Transparência


📱Fone: +55 (68) 3343-1445 (Responsável Jenildo Cavalcante)

🏢 Rua Anselmo Maia, n°2015, Bairro José Martins CEP: 69.990-000.Mâncio Lima, Acre, Brasil

📅 Segunda a sexta, das 7h às 13:30h (Fechado aos sábados, domingos e feriados)

📧 gabinete@manciolima.ac.gov.br ou ouvidoria@manciolima.ac.gov.br

📨 Acesso ao Webmail Corporativo

Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp v1.png
bottom of page