Uma ação de empoderamento e cuidado com as mulheres marcou a noite desta quinta-feira, 6, em Mâncio Lima. Na oportunidade, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, em Parceria com a Prefeitura de Mâncio Lima, certificou 20 mulheres que participaram do curso profissionalizante de preparo de pizza, ofertado pelo Programa Impacta Mulher.
“Concluir esse curso é a realização de um sonho. Não é todo dia que temos uma oportunidade dessa de forma gratuita. Vou abrir o meu próprio negócio. Com o certificado na mão, tudo vai ficar mais fácil”, disse emocionada a autônoma Maria Julia Braga, de 53 anos.
O curso, que aconteceu no Centro do Idoso Raimundo Bernardo de Souza, teve duração de duas semanas, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Gabinete da Vice-prefeita e foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Além da qualificação profissional, as mulheres também contaram com uma rede de apoio para identificar e erradicar qualquer tipo de violência sofrida.
Lis Carvalho, representando a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), destacou que o compromisso do governo do Estado é levar políticas públicas que atendam às mulheres da capital e interior. “Para nós é um motivo de muita alegria, pois é uma forma de elas terem uma qualificação profissional, terem uma renda extra e também acabarem rompendo o ciclo da violência”, pontuou.
O Programa Impacta Mulher, nesta primeira etapa, alcançou mais de 415 mulheres em 11 municípios do Acre, quase 50 em Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. Os cursos abrangem as áreas da gastronomia, beleza e moda. Os recursos para as ações são provenientes de emenda parlamentar do então deputado estadual, José Bestene.
“Nós temos muito a agradecer. Esse curso vem para aperfeiçoar a mão de obra, qualificar as mulheres para melhorarem suas rendas, para empreenderem. Cada dia a gente vem trabalhar para melhorar a vida das pessoas e o governo do Estado e o Sistema S têm sido nossos parceiros”, explanou a vice-prefeita, Ângela Valente.
Também estiveram presentes o gerente do Senac no Juruá, Francisco Jayde; o gerente do Sebrae no Juruá, Jairo Negreiros, o Ex-prefeito Luiz Helosman e o promotor de Justiça, Pablo Leone.
Galeria de imagens:
Assessoria de Comunicação Social
Jenildo Cavalcante
Beatriz Monte
Imagens: Evandro Ibernon/Marcos Santos/ Secom
Colaboração: Pablo Azevedo
Comments