top of page
Foto do escritorJenildo Cavalcante

Prefeitura de Mâncio Lima realiza Curso Básico de Libras para Educação Especial

A Prefeitura de Mâncio Lima, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, está promovendo o Curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais) voltado para a Educação Especial. Este curso, de 120 horas, é uma iniciativa do município que tem como objetivo capacitar educadores e profissionais da área para melhor atender e incluir alunos surdos ou com deficiência auditiva.

"Esta iniciativa reforça o compromisso de nossa gestão com uma educação inclusiva e de qualidade. Acreditamos que a capacitação dos nossos profissionais é fundamental para garantir que todas as crianças e jovens tenham acesso a um ensino que respeite suas necessidades específicas”, disse Professor Júnior Pinho, Secretário Municipal de Educação.

O curso teve início em maio e se estende até julho, destinado a professores, assistentes educacionais e outros profissionais envolvidos na educação inclusiva. A capacitação está sendo conduzida pelos especialistas em Libras Professora Roseane Pires Rodrigo Lima e aborda tanto aspectos teóricos quanto práticos da Língua de Sinais, promovendo uma comunicação mais efetiva e humanizada nas salas de aula.

Objetivos do Curso:

  • Introduzir os participantes aos conceitos básicos de Libras.

  • Desenvolver habilidades de comunicação em Libras.

  • Promover a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva.

  • Capacitar os profissionais para a criação de um ambiente educacional mais acessível.

"O ensino de Libras para crianças surdas na Educação Infantil é essencial para desenvolver a língua desde os primeiros anos de vida. Libras é a língua materna dos surdos, e por isso é fundamental aprendê-la na escola, proporcionando autonomia e favorecendo o desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem", destacou a professora Roseane Pires, Coordenadora da Educação Especial.

A Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão e outros recursos de expressão a ela associados, através da Lei Federal Nº 10.436 de 24 de abril de 2002 e no Estado do Acre é reconhecida através da Lei Estadual Nº 1487, 24 de janeiro 2003.

Galeria de imagens:

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte

Imagens: Evandro Ibernon

0 comentário

Comments


bottom of page